PF apreende aviões e faz prisões de envolvidos no tráfico internacional de drogas

Nesta segunda-feira (24), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda etapa da Operação Manifest, visando desmantelar uma organização criminosa associada ao tráfico internacional de drogas. Um mandado de prisão preventiva está sendo cumprido em Uberlândia (MG), enquanto outro de busca ocorre em Passo Fundo (RS), acompanhados pela apreensão de três aeronaves.

Além disso, a PF está realizando o bloqueio de imóveis e valores pertencentes à organização, juntamente com a apreensão de outros bens em posse dos criminosos. Os envolvidos, incluindo empresários ligados à aviação agrícola, advogados, pilotos e membros da facção, enfrentarão acusações de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Operação Manifest teve início em dezembro de 2020, após um acidente aéreo em Muitos Capões (RS). A organização utilizava a rota Bolívia/Paraguai/Brasil para enviar cocaína ao interior do país, valendo-se de aeronaves para o transporte da droga. Na primeira fase, em 2021, 11 pessoas foram detidas, e 30 mandados de busca foram realizados.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 15 milhões em imóveis e valores dos envolvidos, resultando na apreensão de oito aeronaves, 12 veículos, além de armas e munições.